Formulário de busca

Personalidades


Marca do mundo

Em Recife (PE), nasceu um dos artistas de maior alcance internacional da história contemporânea. Com suas telas de múltiplas cores e estilo único, que combina elementos do cubismo, da pop art e do grafite, Romero Britto conquistou o coração de celebridades, políticos e esportistas internacionais e as salas de galerias do mundo inteiro. Suas telas podem valer de US$ 30 mil até US$ 500 mil.

Não só de tintas e telas vive o artista. A marca Romero Britto não possui fronteiras e os negócios só crescem com o passar dos anos. Já são mais de 5 mil telas originais produzidas na carreira, sem contar as reproduções autorizadas. A lista de produtos licenciados ultrapassa três centenas e não dá sinais de que vá diminuir.

Inspirado pelo artista recifense Francisco Brennand e pelo espanhol Pablo Picasso, Britto teve como primeiro grande trabalho a criação de desenhos para a marca sueca de vodca Absolut, conhecida internacionalmente. “Milhares de pessoas puderam conhecer minha arte”, disse Britto. Suas pinturas já estamparam carros da Audi, Bentley, Volvo e Cooper.

Assista o vídeo da entrevista:

Romero Britto

A Coca-Cola encomendou ao artista a criação de uma obra original para o cartão de férias da empresa de 2011. A pintura, intitulada “Boas Festas”, é exibida permanentemente na sede da empresa, em Atlanta. Ele também decorou latas da Bauducco, estampou garrafas da marca de água Evian e deu novo estilo às pulseiras de relógios da Technomarine.

Britto foi convidado pela Fifa para criar uma ilustração para o cartaz oficial da Copa do Mundo 2010, realizada na África do Sul. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing, realizados em 2008 na China, lançou uma série especial de selos comemorativos inspirados em modalidades olímpicas ilustrados pelas obras do artista brasileiro.

Disney e Royal Caribbean

Uma das maiores empreitadas da arte de Romero Britto foi a parceria firmada com a Royal Caribbean, empresa multinacional de cruzeiros. São três lojas conceito nos navios da empresa e possibilidade de estender para toda a frota.

O estilo do artista também foi utilizado na parceria com a Disney. Esculturas de personagens da empresa de entretenimento ganharam uma pitada de Romero Britto. “Tenho receio de que as pessoas achem que eu criei os personagens e não o Walt Disney”, contou.

A obra que mais lhe deu trabalho para montar foi a pirâmide do Hyde Park, em Londres. Segundo Britto, é a maior estrutura de arte na história do parque. Aeroportos do mundo inteiro, como o John F. Keneddy, em Nova York, exibem, orgulhosos, telas e esculturas produzidas pelo artista.

Para dar conta de tudo, Britto conta com uma equipe de 83 pessoas, sendo que 15 são assistentes diretos nas pinturas.

Embaixador do Brasil

Algumas das obras-primas de Romero Britto fazem parte de coleções particulares como as de Eileen Guggenheim, do ex-presidente americano Bill Clinton, do príncipe Albert de Mônaco, do ex-jogador de basquete Michael Jordan, do empresário norte-americano David Rockefeller, do vocalista do U2, Bono Vox, entre outras personalidades.

Britto já se encontrou e produziu obras especiais para a rainha do Reino Unido, Elizabeth II, ao presidente de Israel, Shimon Peres, ao rei e rainha da Espanha, Juan Carlos e Sofia, a rainha Silvia, da Suécia, além de encontros com os presidentes americanos George Bush e Barack Obama.

Quando criança, Romero Britto sonhava em estudar diplomacia. A vida o levou por outros caminhos, mas nem por isso deixou de ser embaixador brasileiro. No início de 2011, o artista visitou a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, onde entregou uma pintura dela sob sua visão. A presidente o elogiou por ser embaixador das artes plásticas brasileiras. O reconhecimento como representante internacional do talento brasileiro chegou.

Confira a arte de Romero Britto em alguns produtos:


Escolha uma Personalidade


Gostou deste conteúdo? Recomende para os seus amigos.