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Imagem do País


A percepção positiva externa sobre as condições gerais de um país representa um ativo fundamental para a consolidação de um polo, a imagem do país é um pilar importante, pois é um retrato dos demais pilares e de alta relevância para atrair talentos e empresas. Vale ressaltar que na presente seção, não será feita uma análise dos aspectos intrínsecos do Brasil, os quais já foram tratados em cada um dos outros pilares, o foco é analisar a divulgação da realidade brasileira com o objetivo de avaliar a percepção internacional sobre o País.

Os resultados mostram que o desempenho brasileiro é positivo em áreas de turismo, cultura e hospitalidade, com destaque em múltiplos rankings nestes setores. Tais resultados provavelmente são explicados pelos atrativos naturais e pela cultura do povo brasileiro. O Brasil tem a oportunidade de transformar esses pontos fortes em trampolim que contribua com a formação da imagem de seu polo de investimentos e negócios e ainda aumentar seu número de turistas internacionais em lazer e principalmente em negócios.

O Brasil é reconhecido como polo de negócios dentro da América Latina, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são consideradas extremamente atrativas para se fazer negócios e, em última instância, é o que o Brasil deve focar, uma imagem positiva de "lugar para se fazer negócios". Mas existe uma lacuna comparando-se a percepção dentro da região com o restante do mundo.
Iniciativas como o BESTBRAZIL que apresenta o mercado financeiro nacional para investidores estrangeiros, e a APEX, que promove o comércio exterior do País são esforços de suma importância para melhorar a imagem brasileira frente o mercado internacional, mas não suficiente dado o tamanho e do potencial brasileiro, abrindo espaço para a criação de novas iniciativas, complementando as já existentes.

Neste contexto, a BRAiN se propôs a criar uma comissão de trabalho com seus associados, especialistas e formadores de opinião e compilar um plano de ação contemplando iniciativas a serem executadas para elevar a imagem do Brasil como de polo, no mesmo nível de excelência de outras referências mundiais, no intuito de colher resultados positivos e concretos num futuro bastante próximo.

Por fim, importante também à consciência que não se conseguem ganhos significativos e sustentáveis de imagem somente por meio do trabalho de influência de percepção – é necessário fundamentá-la em uma realidade condizente.  

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